Curso de Extensão Estamparia: formas, cores e texturas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Para informações sobre o próximo curso, fique atento às novidades postadas aqui a partir de meados do mês de agosto.

PROGRAMAÇÃO – Edição 2022.1:

Inscrições reabertas para as vagas: 10 a 25 de maio de 2022.
Divulgação da seleção: até 26 de maio de 2022.
Período do curso: 08 semanas – início em 27 de maio e término em 22 de julho de 2022.
Horário: Todas as 6as. feiras das 08 h às 12 h.
Carga horária: 32 horas.
Caracterização: Iniciação.
Modalidade: Presencial.
Limite de vagas: 15 (quinze).
Público-alvo: Profissionais e estudantes com interesse na área de Educação, Artes, Design, Arquitetura e afins.
Requisitos: Idade mínima de 18 anos, dispor de dispositivos eletrônicos com acesso à internet. Produzir um portfólio para entregar como trabalho final.
Investimento: O curso é gratuito. Não há taxa de inscrição. É necessário o investimento individual em materiais de consumo para execução dos trabalhos práticos (vide PDF, em anexo).
Aprovação: Frequência mínima de 75% da carga horária e participação em todas as atividades propostas no programa do curso.
Certificação: Emitida pela Pró- Reitoria de Extensão da UFRJ, mediante a aprovação no curso.
Metodologia: Apresentar noções básicas sobre processos tradicionais da Estamparia em tecidos. Motivar à pesquisa e estimular em cada aula o desenvolvimento de exercícios práticos, aplicando as técnicas de Monotipia, Carimbo (Block-printing) e Estêncil (Pochoir). Propõe-se a criação de um portfólio de mostruários que apresente um conceito diferenciado aos trabalhos de cada indivíduo e demonstre o conhecimento adquirido. A experimentação e exploração do processo criativo conta com o apoio de extensionistas da graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Local: Laboratório de Estamparia da EBA – Av. Pedro Calmon, 550 – Prédio da Reitoria, Bloco D, sala 222 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão.
Coordenadora: Profa. Marina Magano
Extensionistas: Natália Lobato, graduanda do Curso de Comunicação Visual; Mari Ana Pamplona, graduanda do Curso de Pintura e Clarisse Rates, graduanda do Curso de Escultura.

lista de materiais para estamparia Donwnload do resumo da lista de materiais;

3 Respostas

• Isabela Machado

Bom dia! Gostaria de saber se a inscrição para o curso é somente para alunos e ex alunos da instituição. E quando devem abrir novas vagas para 2022?

Aguardo!

• Sabrina Monteiro

Oii, abriram novas vagas até o dia 20/12/21, não sei se vc ja viu mas passando aqui pra avisar!!