Serigrafia
Fonte: Acervo de imagens.
A Serigrafia é um processo gráfico de reprodução de imagens muito empregado no campo da Estamparia, tanto para fins industriais e comerciais como um meio de expressão artística. E, no processo de estamparia corrida, é importante a participação do designer que conhece como funciona a composição e organização do rapport, termo em francês que significa “encaixe” ou “relação”.
Muitas vezes, o rapport é definido como “módulo de repetição”. Estampados em listras, xadrez e flores miúdas são exemplos de motivos tradicionalmente usados na estamparia rotativa, onde o projeto do rapport destas estampas fica limitado às medidas da circunferência do cilindro impressor, um comprometimento técnico na gravação da matriz. Pode-se considerar que a pertinência de cópias de muitos desses padrões em lançamentos de coleções de estampados é uma conveniência imposta por interesses econômicos, mais do que inovadores.
Entretanto, uma das características do rapport que permite criar mais exclusividade ao desenho têxtil é quando o “encaixe” de seus lados não é percebido ao longo da padronagem. Na estamparia a quadro pelo método contínuo, a qualidade dessa peculiaridade pode ser ampliada quando a composição do desenho acompanha o tamanho do quadro serigráfico. Assim, através deste processo, o designer tem mais oportunidade de inovar na criação que compõe o produto têxtil.
Na estamparia digital, os métodos de composição do rapport e criação dos estampados não são mais tão limitados. Com o conhecimento sobre as características dos materiais têxteis e corantes adequados aos processos e equipamentos, é possível trabalhar formas, cores e texturas com a qualidade de um projeto em consonância com a tecnologia e inovação na área da Estamparia.
Fonte: Trabalhos de alunos da Disciplina Estamparia B.