9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ – 9ª SIAC | 2018

Discentes da Graduação da EBA, ministrantes do Minicurso Estampe, recicle e se renove, e alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João

O objetivo do minicurso “Estampe, recicle e se renove” é mostrar através de técnicas de Estamparia como é muito simples criar um novo vestuário a partir de peças velhas que não estão sendo mais usadas. Muitas vezes, as pessoas adoram suas camisas, calças ou vestidos, até mesmo lençóis e tolhas de mesa, que são roupas deixadas de lado por causa de uma mancha ou desbotado, ficando guardadas no armário. Com a intervenção de exercícios práticos sobre técnicas de tingimento e de impressão a serem realizados no Laboratório de Estamparia da Escola de Belas Artes, pretende-se que o participante descubra que ele pode usar menos coisas por muito mais tempo e que pequenos hábitos permitem mudar a forma de consumir e de se relacionar com o que se tem. No espaço do laboratório, equipamentos e materiais de fácil acesso podem ser comumente utilizados para a disseminação desse aprendizado em atividade continuada. A ideia é gerar atividades integradas com o ensino Médio e/ou Fundamental, investindo-se na realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis. A proposta de conscientização ambiental é evitar o desperdício de materiais e pensar em seu reaproveitamento antes de serem descartados. Isso poderá atingir o consumidor que prestará mais atenção ao conceito inserido no que ele vai vestir ao invés do preço que é imposto pela marca do produto. Principalmente, meninas e mulheres que venham a considerar esse universo de transformar algo que elas vestem em algo novo, exclusivo e de maior valor, como uma possibilidade de empoderamento, refletindo-se num sentimento de mais satisfação emocional e menos desigualdade econômica.

Autores: DOUGLAS DO NASCIMENTO SUZANO, MARCELLE LATEEFAH SIMÕES DA ROCHA, ANA CLAUDIA PEDROSA ROSA, FLÁVIA FONTES, ANA CAROLINA FARIAS DIOGO

Profa. orientadora: MARINA BUENO MAGANO

Escola de Belas Arte / Centro de Letras e Artes / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tags: #estamparia, #artes, #educação, #siac-ufrj, #produto, #reciclagem